O que são Marketplaces?

O que são Marketplaces?

Marketplace é como se fosse um Shopping Center Digital, que possibilita que a empresa cadastre os produtos para vendas e é cobrada uma comissão sobre a venda realizada.

O Marketplace surgiu no Brasil inicialmente com o Mercado Livre, que ficou por um bom tempo sozinho com foco inicial no C2C, pessoa física vendendo para pessoa física, principalmente com produtos usados. Em meados de 2012 com a entrada da B2W e a então CNova (atual Via Varejo) resolveram entrar para o promissor modelo, mas com foco no B2C, ou seja, empresa vendendo para o consumidor final.

À partir de 2012 praticamente todos os grandes players entraram pra briga, hoje temos todos com atuação como marketplace, como: Mercado Livre, Amazon, Submarino, Americanas, Shoptime, Extra.com, Casas Bahia, Ponto Frio, Carrefour, Magazine Luzia, Lojas Colombo, Madeira Madeira, NetShoes, Centauro, Zattini. Dafiti, Tricae, Kanui, Saraiva, Camicado, Mobly, Cobasi, Leroy Merlin, Zoom, Wish e diversos outros.

Os serviços dos markeplaces vão além das vendas dos produtos, estão oferecendo sistemas de pagamentos com cashback, operações logísticas que contempla desde o armazenamento de produtos até a entrega, faturadores, ferramentas de leilão de frete, comparadores de preços.

E tudo isso é só o começo, o mercado brasileiro tem muito a amadurecer.

MercadoLivre

O Mercado Libre (ou Mercado Livre) é uma empresa especializada no setor de comércio eletrônico com sede em Buenos Aires, na Argentina, fundada em 1999 por Marcos Galperin.

Atualmente, a companhia opera em 19 países, como Brasil, Argentina, Portugal, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Uruguai, Venezuela, entre outros.

B2W

B2W Companhia Digital foi fundada em 2006 com a fusão das empresas de comércio eletrônico Lojas Americanas, Submarino e Shoptime, com a primeira possuindo 60% do capital total.

Magalu

A Magazine Luiza foi fundada em 1959 por Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato e é uma das maiores redes varejistas do Brasil, contando com mais de 1000 lojas espalhadas por todo o país e empregando mais de 30000 funcionários.

Via Varejo

Via Varejo S.A. é uma empresa de comércio varejista brasileira fundada em 2010, responsável pelas redes de lojas das bandeiras Casas Bahia e Pontofrio e das suas respectivas lojas virtuais, da fabricante de móveis Bartira, além de ser a administradora do site de e-commerce Extra.com.br.

Carrefour

Carrefour é uma rede internacional de hipermercados fundada na França em 1960. Em 2004, o grupo detinha dez mil unidades em trinta países e empregava quatrocentos mil funcionários.

Amazon

A Amazon foi criada por Jeff Bezos em 1994, quando a internet ainda não havia se popularizado.

Prevendo os avanços que poderiam acontecer na rede, o executivo resolveu criar um novo modelo de negócio: vendas e distribuição online de livros.

Leroy

Desde que chegou ao Brasil, em 1998, com a abertura da loja em Interlagos, a Leroy Merlin vem expandindo a rede de lojas pelo país, com mais de 80 mil itens em 15 setores: Materiais de Construção, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Pintura, Decoração, Iluminação, Organização e Cozinhas.

Dafiti

A Dafiti, foi lançada em janeiro de 2011, por quatro sócios: Philipp Povel, brasileiro, Malte Huffmann, e Malte Horeyseck, ambos alemães; e o francês Thibaud Lecuyer.

Estes são apenas exemplos, mas existem diversas outras opções de potências comerciais para todos os segmentos.

Os gigantes do comércio digital estão dispostos a fazer parceria com a sua empresa e juntos alcançarem um sucesso sem limites.

E você vai deixar esta oportunidade passar?

X