Marketplace é como se fosse um Shopping Center Digital, que
possibilita que a empresa cadastre os produtos para vendas e é
cobrada uma comissão sobre a venda realizada.
O Marketplace surgiu no Brasil inicialmente com o Mercado Livre, que
ficou por um bom tempo sozinho com foco inicial no C2C, pessoa
física vendendo para pessoa física, principalmente com produtos
usados. Em meados de 2012 com a entrada da B2W e a então CNova
(atual Via Varejo) resolveram entrar para o promissor modelo, mas
com foco no B2C, ou seja, empresa vendendo para o consumidor final.
À partir de 2012 praticamente todos os grandes players entraram pra
briga, hoje temos todos com atuação como marketplace, como: Mercado
Livre, Amazon, Submarino, Americanas, Shoptime, Extra.com, Casas
Bahia, Ponto Frio, Carrefour, Magazine Luzia, Lojas Colombo, Madeira
Madeira, NetShoes, Centauro, Zattini. Dafiti, Tricae, Kanui,
Saraiva, Camicado, Mobly, Cobasi, Leroy Merlin, Zoom, Wish e
diversos outros.
Os serviços dos markeplaces vão além das vendas dos produtos, estão
oferecendo sistemas de pagamentos com cashback, operações logísticas
que contempla desde o armazenamento de produtos até a entrega,
faturadores, ferramentas de leilão de frete, comparadores de preços.
E tudo isso é só o começo, o mercado brasileiro tem muito a
amadurecer.
O Mercado Libre (ou Mercado Livre) é uma empresa especializada
no setor de comércio eletrônico com sede em Buenos Aires, na
Argentina, fundada em 1999 por Marcos Galperin.
Atualmente, a companhia opera em 19 países, como Brasil,
Argentina, Portugal, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Uruguai,
Venezuela, entre outros.
B2W Companhia Digital foi fundada em 2006 com a fusão das
empresas de comércio eletrônico Lojas Americanas, Submarino e
Shoptime, com a primeira possuindo 60% do capital total.
A Magazine Luiza foi fundada em 1959 por Luiza Trajano Donato
e Pelegrino José Donato e é uma das maiores redes varejistas
do Brasil, contando com mais de 1000 lojas espalhadas por todo
o país e empregando mais de 30000 funcionários.
Via Varejo S.A. é uma empresa de comércio varejista brasileira
fundada em 2010, responsável pelas redes de lojas das
bandeiras Casas Bahia e Pontofrio e das suas respectivas lojas
virtuais, da fabricante de móveis Bartira, além de ser a
administradora do site de e-commerce Extra.com.br.
Carrefour é uma rede internacional de hipermercados fundada na
França em 1960. Em 2004, o grupo detinha dez mil unidades em
trinta países e empregava quatrocentos mil funcionários.
A Amazon foi criada por Jeff Bezos em 1994, quando a internet
ainda não havia se popularizado.
Prevendo os avanços que poderiam acontecer na rede, o
executivo resolveu criar um novo modelo de negócio: vendas e
distribuição online de livros.
Desde que chegou ao Brasil, em 1998, com a abertura da loja em
Interlagos, a Leroy Merlin vem expandindo a rede de lojas pelo
país, com mais de 80 mil itens em 15 setores: Materiais de
Construção, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes,
Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens,
Pintura, Decoração, Iluminação, Organização e Cozinhas.
A Dafiti, foi lançada em janeiro de 2011, por quatro sócios:
Philipp Povel, brasileiro, Malte Huffmann, e Malte Horeyseck,
ambos alemães; e o francês Thibaud Lecuyer.
Estes são apenas exemplos, mas existem diversas outras opções de
potências comerciais para todos os segmentos.
Os gigantes do comércio digital estão dispostos a fazer parceria
com a sua empresa e juntos alcançarem um sucesso sem limites.