Marketplace é como se fosse um Shopping Center Digital, que
possibilita que a empresa cadastre os produtos para vendas e é
cobrada uma comissão sobre a venda realizada.
O Marketplace surgiu no Brasil inicialmente com o Mercado Livre, que
ficou por um bom tempo sozinho com foco inicial no C2C, pessoa
física vendendo para pessoa física, principalmente com produtos
usados. Em meados de 2012 com a entrada da B2W e a então CNova
(atual Grupo Casa Bahia) resolveram entrar para o promissor modelo, mas
com foco no B2C, ou seja, empresa vendendo para o consumidor final.
À partir de 2012 praticamente todos os grandes players entraram pra
briga, hoje temos todos com atuação como marketplace, como: Mercado
Livre, Amazon, Americanas, Extra.com, Casas
Bahia, Ponto Frio, Carrefour, Magazine Luzia, Lojas Colombo, Madeira
Madeira, NetShoes, Centauro, Zattini. Dafiti, Tricae, Kanui,
Saraiva, Camicado, Mobly, Cobasi, Leroy Merlin, Zoom, Wish e
diversos outros.
Os serviços dos markeplaces vão além das vendas dos produtos, estão
oferecendo sistemas de pagamentos com cashback, operações logísticas
que contempla desde o armazenamento de produtos até a entrega,
faturadores, ferramentas de leilão de frete, comparadores de preços.
E tudo isso é só o começo, o mercado brasileiro tem muito a
amadurecer.
O Mercado Libre (ou Mercado Livre) é uma empresa especializada
no setor de comércio eletrônico com sede em Buenos Aires, na
Argentina, fundada em 1999 por Marcos Galperin.
Atualmente, a companhia opera em 19 países, como Brasil,
Argentina, Portugal, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Uruguai,
Venezuela, entre outros.
B2W Companhia Digital foi fundada em 2006 com a fusão das
empresas de comércio eletrônico Lojas Americanas, Submarino e
Shoptime, com a primeira possuindo 60% do capital total.
A Magazine Luiza foi fundada em 1959 por Luiza Trajano Donato
e Pelegrino José Donato e é uma das maiores redes varejistas
do Brasil, contando com mais de 1000 lojas espalhadas por todo
o país e empregando mais de 30000 funcionários.
Grupo Casas Bahia - Com o propósito de ser a plataforma de relacionamento e consumo do brasileiro onde, quando e como ele quiser. Para isso, estão indo muito além do varejo, em uma jornada que coloca o cliente no centro de tudo. Tem alavancas únicas, que possibilitam a melhor experiência possível por meio de uma oferta agnóstica de produtos, serviços, soluções financeiras e logística.
Carrefour é uma rede internacional de hipermercados fundada na
França em 1960. Em 2004, o grupo detinha dez mil unidades em
trinta países e empregava quatrocentos mil funcionários.
A Amazon foi criada por Jeff Bezos em 1994, quando a internet
ainda não havia se popularizado.
Prevendo os avanços que poderiam acontecer na rede, o
executivo resolveu criar um novo modelo de negócio: vendas e
distribuição online de livros.
Desde que chegou ao Brasil, em 1998, com a abertura da loja em
Interlagos, a Leroy Merlin vem expandindo a rede de lojas pelo
país, com mais de 80 mil itens em 15 setores: Materiais de
Construção, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes,
Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens,
Pintura, Decoração, Iluminação, Organização e Cozinhas.
A Dafiti, foi lançada em janeiro de 2011, por quatro sócios:
Philipp Povel, brasileiro, Malte Huffmann, e Malte Horeyseck,
ambos alemães; e o francês Thibaud Lecuyer.
Estes são apenas exemplos, mas existem diversas outras opções de
potências comerciais para todos os segmentos.
Os gigantes do comércio digital estão dispostos a fazer parceria
com a sua empresa e juntos alcançarem um sucesso sem limites.