O que são Marketplaces?

O que são Marketplaces?

Marketplace é como se fosse um Shopping Center Digital, que possibilita que a empresa cadastre os produtos para vendas e é cobrada uma comissão sobre a venda realizada.

O Marketplace surgiu no Brasil inicialmente com o Mercado Livre, que ficou por um bom tempo sozinho com foco inicial no C2C, pessoa física vendendo para pessoa física, principalmente com produtos usados. Em meados de 2012 com a entrada da B2W e a então CNova (atual Grupo Casa Bahia) resolveram entrar para o promissor modelo, mas com foco no B2C, ou seja, empresa vendendo para o consumidor final.

À partir de 2012 praticamente todos os grandes players entraram pra briga, hoje temos todos com atuação como marketplace, como: Mercado Livre, Amazon, Americanas, Extra.com, Casas Bahia, Ponto Frio, Carrefour, Magazine Luzia, Lojas Colombo, Madeira Madeira, NetShoes, Centauro, Zattini. Dafiti, Tricae, Kanui, Saraiva, Camicado, Mobly, Cobasi, Leroy Merlin, Zoom, Wish e diversos outros.

Os serviços dos markeplaces vão além das vendas dos produtos, estão oferecendo sistemas de pagamentos com cashback, operações logísticas que contempla desde o armazenamento de produtos até a entrega, faturadores, ferramentas de leilão de frete, comparadores de preços.

E tudo isso é só o começo, o mercado brasileiro tem muito a amadurecer.

MercadoLivre

O Mercado Libre (ou Mercado Livre) é uma empresa especializada no setor de comércio eletrônico com sede em Buenos Aires, na Argentina, fundada em 1999 por Marcos Galperin.

Atualmente, a companhia opera em 19 países, como Brasil, Argentina, Portugal, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Uruguai, Venezuela, entre outros.

Americanas.com

B2W Companhia Digital foi fundada em 2006 com a fusão das empresas de comércio eletrônico Lojas Americanas, Submarino e Shoptime, com a primeira possuindo 60% do capital total.

Magalu

A Magazine Luiza foi fundada em 1959 por Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato e é uma das maiores redes varejistas do Brasil, contando com mais de 1000 lojas espalhadas por todo o país e empregando mais de 30000 funcionários.

Grupo Casas Bahia

Grupo Casas Bahia - Com o propósito de ser a plataforma de relacionamento e consumo do brasileiro onde, quando e como ele quiser. Para isso, estão indo muito além do varejo, em uma jornada que coloca o cliente no centro de tudo. Tem alavancas únicas, que possibilitam a melhor experiência possível por meio de uma oferta agnóstica de produtos, serviços, soluções financeiras e logística.

Carrefour

Carrefour é uma rede internacional de hipermercados fundada na França em 1960. Em 2004, o grupo detinha dez mil unidades em trinta países e empregava quatrocentos mil funcionários.

Amazon

A Amazon foi criada por Jeff Bezos em 1994, quando a internet ainda não havia se popularizado.

Prevendo os avanços que poderiam acontecer na rede, o executivo resolveu criar um novo modelo de negócio: vendas e distribuição online de livros.

Leroy

Desde que chegou ao Brasil, em 1998, com a abertura da loja em Interlagos, a Leroy Merlin vem expandindo a rede de lojas pelo país, com mais de 80 mil itens em 15 setores: Materiais de Construção, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Pintura, Decoração, Iluminação, Organização e Cozinhas.

Dafiti

A Dafiti, foi lançada em janeiro de 2011, por quatro sócios: Philipp Povel, brasileiro, Malte Huffmann, e Malte Horeyseck, ambos alemães; e o francês Thibaud Lecuyer.

Estes são apenas exemplos, mas existem diversas outras opções de potências comerciais para todos os segmentos.

Os gigantes do comércio digital estão dispostos a fazer parceria com a sua empresa e juntos alcançarem um sucesso sem limites.

E você vai deixar esta oportunidade passar?

X